16 de agosto de 2013

Tutorial - Como fazer um button no Sumo Paint

||

Olá pessoal! Como viram, eu fiquei um tempinho sem postar. O motivo foi a quantidade de trabalhos escolares(e bota quantidade nisso!) e mais uma dose extra de preguiça(.-.).
Mas deixando de falar desses assuntos chatos que ninguém quer saber, hoje irei ensinar, a pedido da Hellena Potter(obrigado por comentar Hellena! :D), como criar buttons num editor de imagens bem legal chamado Sumo Paint.

O Sumo Paint é um dos editores de imagens onlines mais parecidos com o Photoshop. Eu mesmo já utilizei ele quando ainda não possuía o Photoshop, e lembro que achava ótimo. Mesmo sem alguns recursos importantes do Photoshop, o Sumo Paint é muito útil.
E nesse post, eu vou ensinar como fazer um button nesse editor.(Se não se lembram, eu já falei sobre buttons nesse post aqui).

Agora vamos ao tutorial. Sigam-me!
Assim que você clicar nesse link, irá entrar no Sumo Paint. Quando a página carregar, poderá ver uma imagem mostrando os recursos do site.

A primeira coisa que você deve fazer é traduzir a página do Inglês para o Português, para facilitar o tutorial. É bem fácil: Clique numa bandeirinha na Barra de Menus(essa barra é importante!), em em seguida selecione a opção Portugese:



Seu Sumo Paint deverá ficar assim:

Repare que agora os nomes Arquivo, Editar, Imagem... da barra de menus estão em português.

Feito isso, podemos começar.

Clique em Open file from computer, para escolher a imagem que você quer fazer o button do seu próprio computador:


Eu escolhi essa, do Chapeleiro Maluco do filme Alice in Wonderland:



Com a sua imagem aberta, clique sobre a Ferramenta de Selecção Rectangular. Ela permite criar seleções em qualquer parte da imagem. Você deve reparar que na parte Forma de Seleção, a ferramenta está na forma de um quadrado. Para fazer o button, você deverá clicar numa "bola" e assim mudar para a forma de um círculo.

Ferramenta de Selecção Rectangular:


Forma de Seleção após mudança de quadrado para círculo:



Com a ferramenta selecionada, demarque por meio de um círculo a área que você quer que se transforme num button. Assim que fizer isso, perceberá que um círculo azul se formou onde você quer seu button:



Em seguida, pressione Ctrl+X para recortar o seu button. Agora, na Barra de menus(lembra onde é?), vá em Arquivo>Nova Imagem.
Irá abrir uma nova janela, e lá você irá definir o tamanho do plano de fundo onde seu button estará, em pixels. Essa parte depende de vocês, e não é muito difícil. Por exemplo, de acordo com o tamanho do meu button, o plano de fundo dele foi 298 de largura e 271 de altura. Então, eu programei esse tamanho para o fundo.
Não esqueça de configurar a opção Fundo para Transparente:





Clique em Aceitar, e vamos continuar. Irá abrir um fundo do tamanho que você configurou na janela "Nova Imagem". Ela será transparente, por isso será toda "quadriculada", num modo xadrez. 
Pressione Ctrl+V no seu teclado para colar o seu button nesse fundo:

Button colado no fundo.

Comece a adicionar efeitos na imagem. Eu sei que o Sumo Paint oferece poucos recursos para enfeitar a imagem, mas tente fazer alguma coisa diferente nela, para deixar mais bonito. Eu recomendo ir na Barra de menus>Ajustes>Luminosidade / Contraste e ir mexendo nas setinhas azuis até sair um efeito legal. O meu terminou assim:


Ainda não terminamos! Para o próximo passo, crie uma nova camada, clicando numa espécie de papelzinho na parte Camadas para fazer isso:


O que é uma camada? Imagine o desenho de um rosto, onde cada parte você desenha em uma folha de papel transparente e vai empilhando.Numa camada desenhou o formato do rosto, na outra a boca, em outra os olhos, em outra o cabelo, e assim por diante.Quando o desenho foi concluído, você olha e acha que a boca não ficou bonita, ou prefere os olhos mais arredondados.Fica muito mais fácil, excluir essa camada e desenhar apenas uma outra boca, ou olhos, do que refazer o desenho completo.Então, camadas são mais ou menos isso, permite trabalhar em partes e alterar estas partes sem afetar as demais, ou mesmo mantendo a estrutura original, que serviu de modelo.Algo muito eficiente.   —Yahoo! Respostas

Com a ajuda do mouse, arraste essa nova camada criada(que se chamará Layer 1), até abaixo da camada onde está seu button:




Essa parte é um pouco difícil. Clique na Layer 1, aquela que você acabou de criar. Selecione a ferramenta Pincel, e vamos começar:


A ferramenta pincel deve estar com as seguintes configurações:
CLIQUE PARA AMPLIAR

Após se certificar de que sua ferramenta Pincel está com essas configurações, comece fazer "voltas" abaixo do button com o pincel. Veja que o pincel não toca em cima do button, e sim abaixo dele. Isso acontece porque você colocou a Layer 1 abaixo da camada que estava o seu button. Como vocês podem ver acrescentamos uma sombra abaixo do button, que serve para deixar ele fantástico:



O nosso button finalmente está pronto. Agora, para salvar no seu computador, siga os seguintes passos: Barra de menus>Arquivo>Guardar no Meu Computador>Modo PNG ou JPG:


Clique em Guardar, e salve a imagem no seu computador.

Resultado Final:


Mais uma vez fiz na pressa, e o resultado saiu ruim. ¬¬'


Se não tiverem entendido alguma parte, podem me falar, que explicarei com a maior vontade.

Bai! \o

3 comentários:

  1. Nossa, muito obrigada! Não achei que seria fácil o que é muuuuito rápido de se fazer.
    Bem, posso divulgar o seu blog no meu? Adorei o conteúdo e gostaria de compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, muito obrigado por comentar. =)
      E claro que pode divulgar, eu agradeceria muito. :)
      Depois me manda o link do seu blog. Mais uma vez, obrigado.

      Excluir
    2. OK ~Divulgando~
      O link do meu blog é
      funevergirl.blogspot.com.br

      Excluir

Comentem leitores, isso ajuda muito os blogueiros, além de motivá-los a postar mais. :D
Antes de comentar, leia os tópicos a seguir:

-Quando comentar, evite usar palavrões para ofender alguém, ou a mim mesmo. Xingamentos e ofensas contra mim serão ignoradas(ou eu irei lhe dar uma resposta nada agradável =) )
-Comentários do estilo "Seguindo, segue de volta?" , até serão aceitos, mas já vou avisando que só sigo o seu blog, se GOSTAR.
-Obrigado por comentar, eu agradeço muito, de verdade. Caso eu não responda o comentários de vocês, não fiquem irritados, é que eu realmente não tenho tempo. Mas saibam que eu respondo sempre que possível!